Ir para o conteúdo
  • Início
  • Soluções
    • DPO as a service
    • Pentest
    • Certificações em segurança
  • Blog
  • Contato
  • Início
  • Soluções
    • DPO as a service
    • Pentest
    • Certificações em segurança
  • Blog
  • Contato
Fale com um especialista
  • Soluções
  • Sobre
  • Contato
  • Soluções
  • Sobre
  • Contato
Página inicial / LGPD/GDPR / Política de Privacidade: como elaborar uma para o seu site?

Política de Privacidade: como elaborar uma para o seu site?

  • outubro 4, 2022
  • No Comments
Picture of Taynara Rodrigues

Taynara Rodrigues

Quando se trata de proteção de dados, principalmente em meios digitais, um documento legalmente exigido muito importante é a política de privacidade (ou aviso de privacidade), documento este responsável por descrever quais dados serão coletados e de que forma eles serão utilizados pela empresa.

Geralmente, além disso, a política informa todos os direitos e garantias que o titular dos dados possui como os dados são coletados, como é realizada a proteção e descarte de informações e dos dados pessoais coletados. Assim proporciona transparência e a garantia para o titular de dados, exigida pela LGPD.

Quando o site deve ter?

A princípio, todos os sites devem ter uma Política de Privacidade pré-estabelecida, isso porque a Política de Privacidade é extremamente importante para a prevenção de problemas como ações judiciais por falhas no documento, falta de informações ou transparência, invasão de privacidade, alegações de abusividade e uso indevido dos dados.

Ou seja, a Política de Privacidade é uma ferramenta de prevenção de litígios do ponto de vista jurídico. Por isso, deve ser escrita em conjunto com advogado especializado para adequar as cláusulas de acordo com as legislações e necessidades da empresa.

Bom lembrar que a maior importância de uma boa Política de Privacidade é a conquista e confiança dos clientes, usuários, consumidores ou visitantes. De fato, é ela que demonstra que a empresa respeita e leva a privacidade a sério com proteção e segurança dos dados pessoais. Portanto, ela deve ser escrita de forma clara, detalhada, ética e transparente.

Como criar a política de privacidade para site?

Para se ter uma Política de Privacidade bem estruturada, deve-se seguir alguns pontos fundamentais, como:

Tenha separado informações sobre seu negócio

É de extrema importância que se coloquem as informações do negócio na política, pois assim, o titular de dados saberá que o motivo (finalidade) da coleta dos dados é inerente ao tipo de trabalho realizado pela empresa.

Utilize uma linguagem simples

Pense que quanto mais simples e fácil a política for de se ler e enxergar, mais pessoas irão se interessar em acessar o link e irão entender o objetivo da empresa.

Deixe a política em um local de fácil acesso

Quanto mais fácil de acesso e mais bem localizado, mais titulares irão conseguir acessar a Política de Privacidade e entender a sua necessidade.

Mantenha sempre atualizada

Um dos principais pontos onde muitas empresas pecam é em manter a Política de Privacidade desatualizada, principalmente por conta das mudanças em plataformas e nos dados coletados. Por isso, é importante se atentar para que ela esteja sempre atualizada.

Informe o que será feito com os dados coletados

Quando se fala em Política de Privacidade e os dados que são coletados, um dos principais pontos é informar qual a finalidade da utilização dos dados. Isso é necessário para que haja a validação do que será pego dos titulares com a sua devida necessidade.

Não se esqueça da política de cookies

A Política de Cookies é algo que possui relação com a Política de Privacidade para site, porém, ela não necessita estar inserida no mesmo documento, pois algumas políticas acabam ficando muito longas e a Política de Cookies acaba deixando-a ainda maior.

Se adeque à LGPD

Esse é o principal ponto, pois não há como se ter Privacidade sem proteção de dados. Portanto, empresas que já possuem um compliance de LGPD largam muito mais à frente do que as demais empresas. Isso porque, a partir do projeto de implementação, a empresa já sabe quais dados coleta, para que, onde armazena, como realiza a segurança, quais os maiores riscos e isso a ajuda tanto na hora da elaboração da Política de Privacidade quanto na hora da elaboração da Política de cookies.

Compartilhamento com terceiros

Coloque se a sua empresa compartilha dados com terceiros, como isso se aplica, quais as suas diretrizes para esse compartilhamento. É importante que o titular saiba para onde estão indo os seus dados.

Canal de atendimento, contato e dúvidas

Não esqueça de colocar as informações de contato do DPO! Isso é de extrema importância para que o titular saiba por onde pode exercer seus direitos, bem como por onde tirar suas dúvidas quanto à proteção de dados.

Esses pontos trazidos são os mínimos necessários para que se construa uma política de privacidade em que o titular entenda como seus dados são coletados, para que são coletados, com quem são compartilhados e como que pode realizar os seus direitos quando. 

Conclusão

Lembre-se de que a política varia de empresa para empresa, nem sempre porque a empresa X capta os mesmos dados que a sua, que a Política de Privacidade para site pode ser a mesma. Sempre se atenha ao que a sua empresa coleta e como utiliza essas informações fornecidas pelos titulares.

Logo, a adoção de um modelo de política de privacidade, sem a observância da realidade da sua empresa, pode (e muito provavelmente não irá) não cumprir o exigido pela LGPD!

Por isso a importância de observância de implementar o que trouxemos aqui, principalmente através de profissionais especializados e multidisciplinares.

Vista superior de um cadeado em um teclado de computador preto

Por que as PMEs brasileiras não podem mais ignorar a segurança de dados

No cenário empresarial brasileiro contemporâneo, a proteção de dados deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade estratégica fundamental. Para as pequenas...

Leia mais
author-avatar
Escrito por Igor Pacheco
  • julho 31, 2025

SOC 2 vs ISO 27001: Entendendo as Diferenças e Complementaridades

No cenário atual de segurança da informação, as certificações tornaram-se essenciais para empresas que desejam demonstrar seu compromisso com a proteção de dados. Entre...

Leia mais
author-avatar
Escrito por Igor Pacheco
  • julho 24, 2025

Inteligência Artificial e LGPD

Com o avanço acelerado da inteligência artificial no Brasil, empresas de todos os setores enfrentam um desafio complexo: como aproveitar o potencial transformador da...

Leia mais
author-avatar
Escrito por Igor Pacheco
  • julho 15, 2025

Feito com ❤️ e pensando na sua privacidade por: DATA GUIDE CONSULTORIA E SOLUÇÕES EM PROTEÇÃO DE DADOS LTDA.
CNPJ: 39.317.591/0001-60 | © 2023

Endereço

  • Rua Hermann Blumenau, 110, Térreo PAVMT01, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88.020-020.

Privacidade

  • Se você tiver qualquer dúvida sobre a forma como utilizamos seus dados, não deixe de nos contactar a partir do seguinte email: dpo@dataguide.com.br.
  • Nossa Política de Privacidade
  • Nossa Política de Cookies

Redes sociais

Linkedin Instagram Youtube
Scroll Up

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Para saber mais acesse nosso Aviso de Cookies e Aviso de Privacidade.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. 

Você pode aceitar todos os cookies, recusar todos ou gerenciar suas escolhas a qualquer momento no nosso Gerenciador de Cookies. Se preferir, pode fazer o bloqueio de cookies diretamente no seu navegador. Para isso, siga as instruções disponíveis nas configurações de ‘Ajuda’, ‘Ferramentas’ ou ‘Editar’ do seu navegador.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies necessários são essenciais para permitir a navegação em nosso site e o acesso a todos os recursos, com todas as suas funcionalidades. Sem eles, nossos serviços podem apresentar mau desempenho ou não funcionar corretamente.

Cookies Analiíticos ou performance

Os cookies analíticos ou de performance otimizam o funcionamento das nossas aplicações, coletando informações anônimas sobre como os usuários utilizam o nosso site, quais páginas são mais acessadas e qual é o tempo médio de navegação.